FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

“70 anos em defesa do comércio baiano”

Comércio
15 de maio de 2021

Há 70 anos, em 9 de agosto de 1947, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia foi reconhecida como representante máxima dos empresários do comércio baiano. 2017 tem sido um ano comemorativo e também de reflexão em torno da nossa missão que é representar, integrar e desenvolver os sindicatos e empresas do comércio. 
Investimos em ações que visem ao desenvolvimento do nosso setor, que representa 70% do PIB baiano e é o maior gerador de empregos no Estado. Portanto, temos voz ativa em defesa dos empresários, acompanhando os projetos de lei, participando de conselhos e outros órgãos, sempre em diálogo com as três esferas do poder público.
Em tempos de crise, levantamos a bandeira da luta contra o aumento da carga tributária. Entendemos que o brasileiro já paga taxas abusivas de impostos e que o Governo não pode insistir na prática do repasse de seu ônus à sociedade, mas sim enxugar a máquina pública. 
Representamos a todos os empreendedores do comércio, mas temos um olhar especial para os pequenos e micro.  Estes merecem mais atenção como programas especiais de crédito, que criem condições de sobrevivência num ambiente de negócios tão conturbado. 
Para maximizar nossa atuação em nichos específicos, mantemos câmaras temáticas: Turismo, Jovens Empresários, Mulheres Empresárias, Empresários em Shoppings Centers e Assuntos Tributários. Numa iniciativa no caminho da internacionalização, criamos a Câmara de Comércio Argentina Bahia, junto com a Federação das Indústrias e o Consulado argentino. 
A Fecomércio-BA, que já acompanhou tantos marcos políticos e econômicos desse País,  chega aos 70 anos com uma certeza: reformar é preciso para recolocar o Brasil de novo nos trilhos. Comemoramos a aprovação da reforma trabalhista e torcemos para que ocorram as reformas tributária e previdenciária, pois precisamos de leis adequadas aos novos tempos, que motivem os empresários a voltar a investir, garantindo a tão sonhada retomada na geração de empregos.