Dalci Meira de Andrade recebe título de Comerciante do Ano da Fecomércio-BA

Há 40 anos, a empresária natural de Vitória da Conquista (BA), Dalci Maria Meira de Andrade, sonhava em ter apenas uma lojinha. Hoje, ela lidera mais de 3 mil pessoas, entre funcionários e revendedores de O Boticário, em diversos municípios do sudoeste baiano. A trajetória de sucesso de uma das primeiras franqueadas da perfumaria no Norte-Nordeste conquistou a comissão julgadora do Comerciante do Ano 2019, da Fecomércio-BA. Indicada pelo Sincomércio VC – Sindicato do Comércio Varejista de Vitória da Conquista, Dalci foi a primeira mulher a receber o título de Comerciante do Ano e a Medalha Visconde de Cairu, em solenidade nesta quarta-feira, 28 de agosto, na Casa do Comércio.

Cercada por familiares e amigos, Dona Dalci não escondia a enorme satisfação durante a solenidade prestigiada por empresários e autoridades. “É uma honra muito grande pisar neste palco como a primeira mulher a receber essa premiação. Encontrei toda a minha força de trabalho na marca O Boticário e daí nasceu a vontade de ter o meu próprio negócio e de trabalhar com beleza”, disse em seu discurso.

Anfitrião do evento, o presidente Carlos de Souza Andrade recordou o histórico do Comerciante do Ano e sua importância para a Federação, que homenageia, desde 1985, também o baiano patrono do comércio brasileiro, Visconde de Cairú, ao criar uma comenda com seu nome. “Quero registrar que, em 34 anos, esta é a primeira vez que uma mulher é indicada e escolhida para receber o título”, abriu a solenidade, ao som de muitos aplausos. Entusiasta do empreendedorismo feminino, Carlos Andrade instalou, em seu primeiro mandato à frente da Fecomércio, a Câmara da Mulher Empresária.

“Entre todos os predicados latentes em Dalci Meira considero o de maior importância a sua capacidade de vislumbrar o futuro. E essa sua tenacidade de mulher de visão lhe despertou desde cedo o desejo e a necessidade de progredir, a vontade de conquistar um espaço pouco ocupado pelas mulheres daquela época, de liderança e de independência, mesmo casada e com filhos”, declarou João Luiz Jesus, presidente do Sincomércio Vitória da Conquista.

TRAJETÓRIA – A comerciante homenageada nasceu em Ituaçu (BA), filha de uma dona de casa e um dono de hospedaria. Ela conta que seu tino para o comércio é uma herança do pai: “Ele era muito caprichoso, um verdadeiro empreendedor, tinha cuidado com tudo dele. Gostava de vender, tinha um gosto enorme de lidar com as pessoas, de conversar”, diz. Sua primeira experiência empreendedora foi com um pequeno centro de estética que abriu em Vitória da Conquista, mas foi durante uma viagem a Curitiba, em maio de 1977, que ela descobriu qual era o seu negócio. Lá conheceu O Boticário, loja recém-inaugurada e que ainda não tinha unidades fora da capital paranaense.

Quando O Boticário iniciou a distribuição dos produtos para fora do estado do Paraná, em 1981, dona Dalci foi contactada pela empresa e trouxe a marca para a Bahia. Era véspera de Natal quando foi inaugurada, no Jardim das Borboletas, a Galeria Itambiá. Nascia ali uma das primeiras lojas O Boticário do Norte-Nordeste.

EXPANSÃO – Em 2002, O Boticário iniciou a distribuição de novas franquias para os próprios franqueados. A região de Vitória da Conquista ficou sob a direção de Dalci, que assumiu outras 18 cidades. Hoje, são 13 PDVs – pontos de venda, três deles estão nos shoppings de Vitória da Conquista, mais cinco centrais de serviço para atendimento à venda direta, que representa hoje 59% das vendas da marca naquela região. A equipe de colaboradores liderada diretamente por dona Dalci tem 93 pessoas – de consultora de vendas e supervisores, jovem aprendiz e estagiários – 90% formada por mulheres. Mas, sua rede de atendimento, estendida através das vendas diretas (catálogo) iniciadas pela marca em 2012, conta com mais de 3 mil revendedoras – apenas 2% da venda direta é feita por homens.