08/10/2019 às 14:10 - Atualizado em 08/10/2019 às 14:11

Exposição “Carybé ilustra Jorge Amado” é apresentada no Teatro Sesc Casa do Comércio

A exposição “Carybé ilustra Jorge Amado: O compadre de Ogum” está em cartaz no foyer do Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador, até 26 de novembro. A mostra é composta por 30 ilustrações produzidas para a abertura do especial realizado pela TV Globo com adaptação de O compadre de Ogum, segunda parte do romance Os pastores da noite de Jorge Amado. As obras em exposição são serigrafias assinadas e numeradas por Carybé em 1997, feitas a partir de aquarelas. 

Com visitação gratuita, a mostra tem o objetivo de colocar os públicos em contato com o trabalho de Carybé e incentivar a pesquisa e discussão sobre a literatura brasileira, além da produção de Jorge Amado, o papel da ilustração e a produção artística de Carybé sobre os processos de formação da sociedade brasileira - fruto das contribuições culturais de diversos povos africanos, de indígenas de diversas etnias, de europeus e asiáticos, com ênfase na valorização das matrizes africanas que se refletem em aspectos de nosso cotidiano como a língua, a culinária, a dança, a religião, entre outros.

Sobre o Arte Sesc

Com o compromisso de difundir a arte pelo país, o ArteSesc leva ao público exposições, cursos, palestras, oficinas e debates sobre os mais diversos artistas brasileiros. Presente em 80 cidades brasileiras, o ArteSesc é renovado a cada ano, quando ganha dois novos artistas para a coleção.

Todas as exposições são acompanhadas por materiais educativos, com conteúdo didático e abordagens diferenciadas para o público escolar. O ArteSesc elabora ainda catálogos com informações complementares sobre as obras e os artistas.  

Desde a criação do ArteSesc em 1981, mais de 30 mostras de artes visuais diferentes já passaram por quase todos os estados brasileiros. Milhares de espectadores já tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências sobre a produção artística brasileira. Atualmente o ArteSesc busca promover produções modernas e contemporâneas, relacionadas com materiais multimídia e de experimentação.

Serviço: Exposição “Carybé ilustra Jorge Amado: O compadre de Ogum”
Período: 2 de outubro até 26 de novembro
Visitação gratuita:  Segunda à quinta-feira - 9h às 17h |  Sexta-feira à domingo - 14h às 21h
Classificação: livre 
Local: foyer do Teatro Sesc Casa do Comércio