22/12/2017 às 17:41

Fecomércio-BA entrega medalhas em comemoração aos 70 anos

Como parte das comemorações pelos 70 anos, a Fecomércio-BA lançou uma medalha, produzida pela Casa da Moeda do Brasil, no Rio de Janeiro, que se tornou parte do calendário medalhístico de 2017. Nesta semana, a peça, confeccionada em bronze, foi entregue aos diretores, conselheiros e presidentes de sindicatos empresariais filiados à Federação, em meio às festividades de fim de ano, na Casa do Comércio. Em outro evento, a peça alusiva ao aniversário também foi dada pelo presidente Carlos de Souza Andrade a representantes das Forças Armadas, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros na Bahia.

Para Eduardo Morais de Castro, presidente do IGHB – Instituto Geográfico e Histórico da Bahia─ e integrante da Comissão dos 70 Anos da Fecomércio-BA, o lançamento de uma medalha numa efeméride como esta é uma marca permanente da entidade na história, assim como o selo e o livro lançados durante o ano comemorativo.

Criada pelo designer da Fecomércio-BA, Abel Marcelino, e modelada pela designer da Casa da Moeda do Brasil, Monique Porto, a medalha possui em seu anverso o logo comemorativo dos 70 anos e, no reverso, uma modelagem estilizada do prédio da Casa do Comércio. Os  cunhos foram descaracterizados, tornando as peças únicas, valorizadas no mundo do colecionismo. A medalha pode ser adquirida pelo site do Clube da Medalha do Brasil  www.clubedamedalha.com.br.

Carta Sindical – em mais uma ação de registro da memória da Federação, foram entregues aos presidentes dos cinco sindicatos fundadores reproduções do documento que reconhece a criação da Fecomércio-BA pelo Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio; em 9 de agosto de 1947.

Os contemplados com a Carta Sindical foram os presidentes do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares da Cidade de Salvador, Marcelo Nascimento; do Sindicato do Comércio Varejista de Santo Amaro,  Antonio Mário dos Reis;  do Sindicato do Comércio Atacadista de Materiais de Construção da Cidade do Salvador, Geraldo Cordeiro; do Sindicato do Comércio Atacadista da Cidade do Salvador, Luiz Fernando Brandão; e do Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado da Bahia, Jesuíto Costa.