FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Museu da Gastronomia Baiana realiza seminário especial sobre café

Comércio
15 de maio de 2021

Tradicional na mesa dos brasileiros, o café será a estrela do 12º Seminário do Museu da Gastronomia Baiana (MGBA), no próximo dia 15, das 13h às 18h, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho. Sob o título “Café: cultura & gastronomia”, o tradicional evento promovido pelo Senac, reúne anualmente especialistas nas áreas de gastronomia, antropologia, nutrição, agronomia e turismo.

As inscrições podem ser feitas nas unidades do Senac – Casa do Comércio e Pelourinho – valor: R$60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada). Esse ano a cada 10 matrículas de estudantes de uma mesma instituição, será ofertada uma cortesia para o docente.

A programação do evento conta com a apresentação sobre o consumo e mercado do café, ministrada pela criadora do curso de barista Senac-SP, certificada pela Special Coffee Association from Europe, Concetta Marcelina. O seminário também abordará os aspectos dos cafés orgânicos e biodinâmicos, através dos conhecimentos da pesquisadora dos produtos da agro-biodiversidade, Revecca Tapie.

O MGBA tem o status de único museu dedicado exclusivamente à gastronomia na América Latina. O antropólogo Raul Lody, que é o curador do Museu, assina a programação.

Segundo Raul Lody, o café ganha novas receitas nas bebidas, na doçaria, na confeitaria; e em muitas outras formas de interpretar cardápios. “Brasil é um dos maiores produtores do mundo. Neste amplo cenário da cultura, dos mercados e dos hábitos alimentares, a Bahia vem ganhando notoriedade na produção de café, e ocupa a terceira posição no Brasil.”, comentou o antropólogo.

A programação completa pode ser consultada através do site: www.ba.senac.br/museu/seminario.