Relator da Reforma Tributária palestra para empresários baianos na Casa do Comércio

As federações baianas do Comércio, Indústria e Agricultura ─Fecomércio-BA, FIEB e FAEB─ trazem a Salvador o deputado federal Carlos Hauly (PSDB/PR), relator da Reforma Tributária na Câmara. O parlamentar paranaense será a figura central do seminário Reforma Tributária em Debate, a ser realizado no dia 5 de outubro, a partir das 16h30, na Casa do Comércio. O evento é aberto aos empresários baianos.

Como relator da Comissão Especial que analisa a matéria, Hauly apresentará a proposta para simplificar a legislação tributária do país. A minuta de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê a extinção de tributos e o aumento gradativo dos impostos sobre a renda e sobre o patrimônio. O objetivo, segundo Hauly, é melhorar a eficácia da arrecadação, com menos burocracia. O sistema atual, criado na década de 60, é muito complexo, apresenta grandes índices de sonegação e onera a folha de pagamento das empresas.

A programação do evento conta ainda com a palestra “A Trajetória das Finanças Públicas do Brasil (2002-2016)”, do diretor de Administração da Sudene, Antonio Magalhães Ribeiro, que também lançará o livro “Do autoritarismo à democracia: continuidades e mudanças da corrupção política no Brasil após a redemocratização”, fruto do seu doutorado na Universidade de Lisboa. O lançamento está previsto para as 19h, encerrando os trabalhos.

O presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, registra a importância desse encontro para a comunidade empresarial baiana. “Revisar o sistema tributário brasileiro, assim como foi feito com o trabalhista, é fundamental para a retomada do crescimento do país. Nossas leis precisam se modernizar para acompanhar os novos tempos. Este será um momento único de conhecer e debater as propostas desta nova reforma”, disse o presidente, salientando que a Federação tem uma câmara especialmente voltada para os assuntos tributários, que realiza estudos e faz sugestões aos projetos de lei.