31/10/2017 às 15:49 - Atualizado em 01/11/2017 às 18:54

Rosemma Maluf é a nova coordenadora da Câmara da Mulher Empresária

A empresária Rosemma Maluf tomou posse como nova coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio, em sessão prestigiada por muitas executivas e empresárias baianas, na manhã desta terça-feira, 31/10, na Casa do Comércio. A solenidade aberta pelo presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, contou com palestra de uma das mais reconhecidas mulheres de negócios do País: a Dra. Sandra Costa, cofundadora do Grupo Sabin.

“Uma de nossas metas é aproximar as mulheres empresárias do associativismo. Culturalmente, a mulher foi educada para não desejar o poder. Precisamos desmistificar isso no meio feminino. Por que a mulher não pode ser presidente, superintendente de uma empresa? Ela precisa ocupar espaço em todas as esferas”, declarou Rosemma, salientando que “acredita na diversidade como estratégia competitiva”. 

O encontro contou com as presenças da secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, representando  o governador do Estado, e de Ana Paula Matos, representando o a prefeitura de Salvador. 

 

Case Grupo Sabin – Eleita, em 2016, pela Forbes, uma das mulheres mais poderosas do Brasil, Dra. Sandra Costa foi convidada para falar da trajetória do laboratório que criou, em 1984, junto com a sócia, também bioquímica, Dra. Janete Vaz.

“O Sabin nasceu das mãos de duas mulheres empreendedoras que queriam construir um trabalho em prol da saúde. Nos anos 80, o mercado de laboratórios era muito fechado e masculino”, disse a palestrante, relembrando a época em que inaugurou o primeiro laboratório em Brasília, com cinco pessoas. Hoje são 4 mil colaboradores em diversos estados.

Dra. Sandra acredita que um dos motivos do sucesso da empresa foi apostar na inovação e qualidade desde o início, o que fez o Sabin se destacar diante da concorrência. A empresária também destacou as características típicas femininas ─ a intuição, o espírito de servir e a sensibilidade ─ que sempre  estiveram no DNA do grupo.

“Liderança forte que estimula o outro é um dos nossos segredos. Um dos exemplos que temos é a atual presidente da empresa, a Dra. Lídia, que entrou como trainee. Esse é o perfil dos nossos líderes. Eles ascendem dentro da empresa”, contou a bioquímica, registrando que 71% dos cargos de liderança do Sabin são ocupados por mulheres. O Laboratório chegou a Salvador há cinco anos, onde também mantém uma série de projetos sociais do Instituto Sabin.