15/05/2019 às 14:35

Secretário Fausto Franco apresenta plano de ações à Câmara de Turismo

Em reunião aberta pelo presidente Carlos Andrade e muito prestigiada pelo trade, a Câmara Empresarial do Turismo recebeu o secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, que fez uma longa apresentação sobre as ações em desenvolvimento pela pasta, no dia 14 de maio. Dentre os assuntos, foram detalhados os investimentos em promoção nacional e internacional do destino Bahia (antes a cargo da Bahiatursa e agora incorporados pela pasta), crise da Avianca, ampliação do número de municípios turísticos, investimentos na Estrada do Chocolate de Ilhéus, segunda etapa da requalificação da São Joaquim, investimentos no Centro Antigo, novo Centro de Convenções, entre outros.

 

As ações voltadas para ampliação da conectividade aérea também ganharam destaque. Fausto Franco falou sobre medidas para reduzir efeitos causados pela redução de voos da Avianca e atrair turistas. “O governo estadual atua para ampliar o número de voos regulares regionais, nacionais e internacionais, bem como charters e low cost”, salientou.

 

Ele mencionou estudos para ampliação de incentivos fiscais e estratégias para atração de novos voos. Entre as medidas práticas já em andamento, citou um protocolo de intenções assinado com a TAP, para implantação do programa stopover na Bahia. A meta é fortalecer a atividade turística ao permitir que o passageiro viaje para mais destinos pelo preço de um.

 

Obras de infraestrutura também foram detalhadas durante a explanação. Fausto Franco afirmou que uma de suas estratégias é a que o coloca mais próximo dos municípios e zonas turísticas. Desde que assumiu a Setur, em fevereiro, esteve nas Costas do Descobrimento, do Cacau e do Dendê. Tem programadas visitas à Chapada Diamantina, Caminhos do Oeste (município de Luís Eduardo Magalhães) e Costa das Baleias (Teixeira de Freitas). Demandas apresentadas pelos municípios começaram a ser atendidas.

 

Para o fortalecimento de novos produtos, o secretário detalhou ações para o turismo cultural, de mergulho, religioso, náutico, esportivo e etno-turismo, dentre outros. Após a explanação, o tempo foi reservado para perguntas dos presentes, mediadas pelo coordenador da Câmara, José Manoel Garrido.  Ao final, ele foi saudado pela maioria pelo bom desempenho durante a sabatina.