FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Senac-BA recebe lançamentos do escritor e estilista Eduardo Motta

Comércio
15 de maio de 2021

Desde cedo acompanhando a alfaiataria através de seu pai, Eduardo Motta cresceu no interior de Minas Gerais cercado por tecidos e paletós. No dia 21 de setembro, o autor esteve no Restaurante Escola Senac, na Casa do Comércio, para lançar seus dois livros: “Meu coração coroado” e “Alfaiatarias: Radiografia de um ofício incomparável”. As duas publicações são da Editora Senac Ceará e abordam, de forma singular, duas fortes representações culturais, a do mestre Espedito Seleiro e a da alfaiataria.

Do artesanato até a arte de criação de roupas, a conversa descontraída do encontro caminhou por temas que envolvem, principalmente, a valorização das origens regionais. A instrutora de educação profissional do Senac, Phaedra Brasil, teceu comentários sobre as publicações, relacionando-as com o desafio da moda brasileira: “os dois livros trazem temas que provocam a reflexão sobre a importância de cultivarmos nossa cultura, nossos produtos e nosso passado”.

“Hoje, todas as empresas brasileiras do segmento de moda têm uma política de produção voltada para o Nordeste. Então, o núcleo do Senac Nordeste tem um poder imenso enquanto instituição atuante no ramo ”, aferiu Eduardo, acrescentando a capacidade do nordestino de aproveitar a cultura e os comerciantes locais, sempre fomentando a confecção de produtos autorais.

Meu coração coroado – No conjunto dos artefatos criados por Mestre Espedito Seleiro estão ancorados elementos decorativos e técnicas ancestrais no trato com o couro aportados no Brasil colônia por uma gama variada de imigrantes. Pelas mãos de Espedito Seleiro esses elementos deram origem a objetos que compreendem uma fatia expressiva da constituição histórica do País. História gravada a ferro, fogo, punhal e bala por tropeiros, vaqueiros, cangaceiros e ciganos que povoaram o interior do Nordeste. Traduzida nas roupas, bolsas, calçados, objetos utilitários e itens de mobiliário a produção ganha uma dosagem exata entre tradição e inovação pelo olhar criador do mestre que sabe se renovar e se reinventar num universo próprio.

Alfaiatarias: Radiografia de um ofício incomparável – Neste novo lançamento da Editora Senac Ceará, o especialista em moda Eduardo Motta nos conduz pelos meandros da alfaiataria, terreno alimentado por muitas histórias e minado por atritos entre a tradição e a inovação. Apresenta um resumo histórico da alfaiataria vitoriana e moderna, expõe as táticas usadas pelos criadores da alfaiataria contemporânea e apresenta uma atraente série de entrevistas com importantes profissionais da área. Ricamente ilustrado, lança mão de vários formatos de abordagem dessa técnica incomparável e deixa no ar perguntas relevantes. Para finalizar, um método de montagem de um casaco é minuciosamente apresentado, resultado de uma oficina ocorrida em paralelo ao processo de pesquisa.