FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Senac lança soluções para apoiar Bares e Restaurantes na retomada das suas atividades

Comércio
15 de maio de 2021

Nesta sexta-feira, 31 de julho, às 14h30, o Senac promoveu evento virtual para lançar soluções dirigidas aos bares e restaurantes, visando apoiá-los na retomada das suas atividades, de acordo com os novos protocolos exigidos pelo contexto da COVID-19. O projeto contou com a consultoria do Professor Marcelo Boeger, reconhecido nacionalmente na área de hospitalidade e gestão hospitalar.

Os negócios gastronômicos foram um dos mais afetados pela pandemia. Muitos estabelecimentos suspenderam suas atividades, outros começaram a trabalhar com delivery. Alguns tiveram que se reinventar criando conceitos e adaptando seus cardápios, outros fecharam definitivamente. “Na iminência da retomada, os desafios são ainda enormes”, contextualiza a diretora regional do Senac Bahia, Marina Almeida.

Dando continuidade ao projeto para o setor de Hospitalidade, o Senac agora lança vídeos e mentorias gratuitas para bares e restaurantes. A iniciativa contou com investimentos na capacitação e atualização das equipes de todos os Departamentos Regionais do Senac do Nordeste e no Espírito Santo.  Por meio do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste e Espírito Santo do Senac e apoio do Departamento Nacional, os docentes das áreas de hospitalidade e gastronomia desses estados foram preparados para prestar auxílio às empresas do setor.

Na abertura do evento virtual, a diretora garantiu que este projeto é um trabalho que foi cuidadosamente preparado para dar apoio ao setor. “Nesta pandemia, os bares foram um dos setores mais prejudicados. No retorno, temos um compromisso muito grande de agir com segurança para servidores e clientes e, para isso, temos que estar preparados. O Senac e consultores especializados, como o professor Marcelo, criaram o programa inteiramente gratuito e de alta qualidade para que vocês sintam essa vontade de participar. O setor de gastronomia para o Senac da Bahia é um dos mais fortes e representativos nesse segmento do comércio de bens, serviços e turismo. Esse trabalho foi feito para vocês”.

Ao longo da capacitação, foram produzidos 06 vídeos, de até 7 minutos, que apresentam as diretrizes sanitárias transversais para os bares e restaurantes. Este material será utilizado durante o processo de atendimento remoto às empresas, por meio da mentoria Gastronomia Segura. Também vai estar disponível no canal Youtube do Senac Bahia para todas as empresas brasileiras do segmento.

“Ainda é crítico o que a gente passa em alguns estados, mas é o momento também de olhar uma retomada possível e com absoluta segurança. Para isso, exige um trabalho de várias partes, inclusive do cliente. Todos estão se adaptando e ter protocolos é uma forma de estabelecer segurança, rastreabilidade e garantia da operação”, pontuou o professor Marcelo Boeger.

Durante o evento, Boeger contou que o processo de produção do material foi desenvolvido por várias mãos, com instrutores do Senac altamente preparados. “Estivemos juntos na construção desse vídeo por várias semanas. Esse projeto trabalha uma forma de estimular uma entrega segura de higiene, monitoramento e comunicação. Atuo para o Senac há muito tempo, é uma instituição que tenho uma confiança absoluta”.

“As equipes têm que estar seguras em relação aos procedimentos porque se eles não estiverem, nossos clientes também não estarão. Temos que criar uma cultura de prevenção para que todos falem a mesma língua”, concluiu o professor.

O Senac Bahia fará seu atendimento corporativo remoto aos bares, restaurantes e similares do estado que estiverem interessados em orientações técnicas para aplicar os protocolos sanitários. Por meio da mentoria Gastronomia Segura, esses estabelecimentos poderão organizar seus procedimentos para implantar um ambiente seguro aos colaboradores e clientes. Visando fortalecer o elo com o meio empresarial, o Atendimento Corporativo Remoto do Senac Bahia investe na disseminação de informações (e-books e lives) e no desenvolvimento de soluções gratuitas sob medida, prestando auxílio aos estabelecimentos comerciais em meio à atual crise mundial.

Entre os convidados, estiveram presentes donos de bares e restaurantes, imprensa baiana, além de representantes de entidades, como Luis Henrique do Amaral, diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel).  “É um dia importante para falar dessa oferta que o Senac coloca em um momento tão importante nos aspectos técnicos e teóricos embasados para que a gente possa levar segurança a todos os nossos fornecedores, servidores e empreendedores. Não existe ambiente seguro sem comportamento seguro”, comentou durante a abertura do evento.

“É um momento muito importante nessa relação frutífera [entre Senac e Abrasel Bahia] através dessa qualidade de conteúdo transmitida de forma digital, para que possamos alcançar todo o estado da Bahia, fazendo com que essa qualificação chegue, cada vez mais, às pessoas. Nosso desafio se coloca do balcão para dentro e do balcão para fora. É um momento de muita gratidão, união, construção e que seja mais fortificado numa instituição parceira tão importante como o Senac. Essas parcerias nos mostram que ninguém vai ficar sozinho e, mais uma vez, o Senac chega de forma efetiva junto aos empreendedores do setor”, afirmou o diretor executivo da Abrasel.

 MENTORIA GASTRONOMIA SEGURAo serviço gratuito oferece orientações técnicas que serão repassadas em 2 encontros, totalizando uma carga horária de 6 horas. O primeiro encontro apresenta as diretrizes gerais que norteiam os protocolos sanitários e reunirá várias empresas. O segundo encontro será individualizado. Assim, cada empresa mentorada poderá tirar dúvidas e elaborar um plano de aplicação dos protocolos segundo suas especificidades e modelo de negócios.  

Os conteúdos, tanto dos vídeos como da mentoria, abordam premissas básicas para Distanciamento Social, Higiene Pessoal, Sanitização de ambientes, utensílios e equipamentos; Comunicação Assertiva para os colaboradores e prestadores, bem como Clientes e monitoramento das atividades, check list e garantias para cumprimento dos protocolos. 

“Bares e Restaurantes devem respeitar o distanciamento entre mesas. Desta ação, irá derivar outras ações como a limitação de volume de pessoas no estabelecimento e o melhor controle para evitar formação de filas em caixas ou buffets”, comentou Marcelo Boeger.

Cada vídeo tem apresentação e narração do Prof. Marcelo Boeger e profissionais da área de saúde, alternando com imagens e os check lists de processos sanitários obrigatórios.

Muito além do setor de Hospitalidade (meios de hospedagem e restaurantes), o Senac também preparou outras equipes com o Professor Boeger, para atuarem junto às empresas dos segmentos beleza (salões de beleza & barbearia) e comércio varejista (lojas & boutiques) quanto à aplicação dos novos protocolos sanitários.