17/10/2019 às 17:17

Senac recebe evento de intercâmbio gastronômico entre Bahia, Angola e Nigéria

O Senac realiza entre 22 e 26 de outubro, nos seus dois  Restaurantes Escola em Salvador (Senac Pelourinho e  Senac Casa do Comércio),  o evento 1619 Sabores – Raízes Africanas Globais. O projeto de intercâmbio gastronômico entre Bahia, Angola e Nigéria tem como propósito a troca de conhecimentos e experiências e a difusão do patrimônio cultural da África, através da culinária, envolvendo especialistas nacionais e internacionais.

Em parceria com o Senac, a Taste Black History, uma organização africana com sede em Londres, voltada para a promoção da cultura africana, vai homenagear os 400 anos desde a chegada do primeiro barco com escravos à América.

O evento vai reunir chefs renomados na (re)descoberta de receitas e práticas de preparação de alimentos e pratos ancestrais em Angola, Brasil e Nigéria. Atividades como visita guiada a feiras, aulas show, jantar gourmet, brunch e apresentações culturais também vão compor o evento.

Os interessados devem se inscrever no site: http://www.ba.senac.br/1619sabores.

 

Os Chefs

 

Rui de Sá (Angola | Galungo Alto)

Rui é um inventor culinário, bastante reputado pela sua interpretação modernada cozinha tradicional angolana, destacando ingredientes cultivados no país, que são a base da sua extensa gama de apresentações da cozinha gourmet. O chef vai comandar a Aula Show “Sabores Angolanos: do tradicional à modernidade”.

Josenilton Santos (Brasil | Bahia)

Gastrólogo pelo Centro Universitário da Bahia – Estácio FIB com especialização em Gastronomia pelo SENAC-SP. Possui experiência plena em gerenciamento de negócios gastronômicos e desenvolvimento e treinamento de equipe de cozinha. Atual chef de cozinha do Senac Bahia. Josenilton vai ministrar a Aula Show “Mandioca: Tradição, cores e sabores”.

Chef Stone (Nigéria | Lagos)

Conhecido como “Chef que treina outros Chefs” aos 34 anos, ele é dono da maior escola de culinária da Nigéria, onde continua inspirando e transmitindo conhecimento e criatividade acumulados ao longo dos anos.

Confira a programação completa:

 

22 DE OUTUBRO

08h ÀS 12h

Visita guiada – Feira de São Joaquim - Gratuito

 

23 DE OUTUBRO

09H ÀS 12H

Restaurante Escola Senac Pelourinho

Aula Show: Mandioca: Tradição, cores e sabores! Tapioca Surpresa.  Chef Josenilton Santos - Entrada mediante a doação de 01 brinquedo (novo)

 

24 DE OUTUBRO

09H ÀS 12H

Restaurante Escola Senac Pelourinho

Aula Show: Redefinindo o conceito da cozinha tradicional nigeriana.

Peito de pato grelhado no Yaji defumado, purê de banana, espuma de jollof e vegetais - Chef Stone - Entrada mediante a doação de 01 brinquedo (novo)

14H ÀS 17H

Restaurante Escola Senac Pelourinho

Aula Show: Sabores Angolanos: do tradicional à modernidade.

Funge de carne seca. - Chef Rui de Sá - Entrada mediante a doação de 01 brinquedo (novo)

 

25 DE OUTUBRO

20H

Restaurante Escola Senac Casa do Comércio

- Jantar Gourmet: Abuja. Luanda. Bahia. - R$ 68,90 (bebidas não inclusas)

 

26 DE OUTUBRO

11H

Restaurante Escola Senac Pelourinho

- Brunch: à moda de lá e cá. Angola. Brasil. Nigéria - R$ 50,00 Bebidas Inclusas: Aluá, Coquetel de Frutas (não alcoólicas) e Água.