17/10/2019 às 17:50

Sesc Bahia promove Vivência Artística na Área de Patrimônio Imaterial com mestres e mestras da cultura popular

O projeto Nordeste das Artes acontece no Centro Cultural Sesc com a presença de mestres e mestras da cultura popular de todo o Nordeste

Nos dias 22 e 24 de outubro, o Sesc Bahia realizará uma vivência artística na área de patrimônio imaterial com a presença de mestres e mestras da cultura popular de cada estado do Nordeste, no Centro Cultural Sesc em Feira de Santana. A iniciativa faz parte da primeira edição do projeto NORDESTE DAS ARTES e integra um conjunto de ações que estão sendo realizadas colaborativamente pelos nove Estados da região Nordeste. A programação gratuita!

 

O projeto tem como objetivo fomentar maior proximidade entre os Estados da região e promover trocas de saberes, por meio de fóruns, debates e vivências artísticas tendo como participantes os profissionais que atuam no campo da cultura e da arte. Estarão presentes ao evento, além de pelo menos um representante da cultura popular de cada estado nordestino, técnicos da área cultural do Sesc dos nove estados da região.

 

A abertura do evento acontece no dia 22, às 10h, com a presença do Diretor Regional do Sesc, José Carlos Boulhosa Baqueiro, e da Analista em Patrimônio cultural do Departamento Nacional do Sesc, Flávia Tebaldi. Na sequência, o público presente poderá apreciar a apresentação dos Aboiadores de Valente, pai e filho, aboiadores reconhecidos na região de Valente com suas histórias e cantoria de aboios e toadas. Às 13h30 acontece a roda de conversa ‘Os saberes e tradições da minha terra’, com a presença de mestres e mestras da cultura popular do Nordeste representando importantes expressões e manifestações culturais da região, como o Samba de roda, Dança de São Gonçalo do Amarante, Samba de coco, Tambor de crioula, Bumba-meu-boi, Congo, entre outras. São eles: Mestre Nelson da Rabeca (Messias-AL), Mestra Dona Chica do Pandeiro (Matinha, Feira de Santana-BA), Mestre Chico (Faceira, Limoeiro do Norte-CE), Mestre Ciço Gomes (Arcoverde-PE), Mestra Ana do Coco (Quilombo Ipiranga-PB), Mestre Gláucio PeduBreu (São Gonçado do amarante-RN), Mestre Batista (Catanduvas-PI), Mestre Neilton (Laranjeiras-SE) e Mestra Maria do Coco (Guimarães-MA). No encerramento da noite, às 18h, Mestre Bule-bule em uma apresentação com conversaria e cantoria.

 

A programação do dia 24 começa às 9h, com facilitadores do Centro de Formação Artesanal do Sesc conduzindo experimentações práticas em renda de bilro, tecelagem, cerâmica em torno, renascença e serigrafia. Às 13h30, Ailton Krenak - uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro - marca presença no evento com a palestra ‘Sabedoria dos povos da floresta’. Ailton é ambientalista e escritor e pertence à etnia indígena crenaque. O dia prossegue com a vivência ‘O encantamento dos vários Nordestes’, às 15h30, mais uma vez dando voz aos nove mestres e mestras convidados. No fechamento do projeto, às 18h, o grupo Quixabeira da Matinha anima o público com um grande samba de roda e ritmos de diversas manifestações populares como a bata de feijão, folia de reis, cantiga de roda e boi da roça.

 

Serviço

O que: Sesc Nordeste das Artes - Vivência artística de Patrimônio – mestres e mestras da cultura popular

Quando: 22.out – 10h30 às 18h | 24.out – 9h às 18h

Onde: Centro de Cultura Sesc | Feira de Santana

Programação gratuita | www.sescbahia.com.br

 

22 de outubro

10h - Abertura oficial

10h30 – Os sons e saberes dos vaqueiros - Aboiadores de Valente/BA

13h30 - Roda de conversa "Os saberes e tradições da minha terra" - Mestres e Mestras da cultura popular do Nordeste

18h - Conversaria e cantoria com o Mestre Bule-Bule

 

24 de outubro

9h às 17h - Experimentação prática em renda de bilro, tecelagem, cerâmica em torno, renascença e serigrafia

13h30 - Sabedoria dos povos da floresta com Ailton Krenak

15h30 - "Os encantamentos dos vários nordestes" - Vivência com os Mestres e Mestras da cultura popular

18h - Samba de roda com a Quixabeira da Matinha