14/12/2018 às 15:27

Sesc forma primeira turma de ensino médio da EJA na cidade de Paulo Afonso

No dia 15 de dezembro, a cidade de Paulo Afonso, a 469 km da Capital, terá a solenidade de formatura da 1ª turma do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos do Sesc Bahia, a primeira do projeto Sesc Ler no país. A formatura desses 25 alunos, 15 mulheres e 10 homens, marca a importância da atuação da instituição no campo da Educação. A solenidade será no Auditório do Sesc Ler Paulo Afonso, às 19h.

A EJA tem o objetivo de possibilitar a continuidade dos estudos de milhares de brasileiros, por intermédio do projeto Sesc Ler que completa 20 anos desde a sua implantação. Na Bahia, o Centro Educacional de Paulo Afonso foi inaugurado em 2007 ao oferecer Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos, com alfabetização. Nesses 11 anos, foram inseridas na EJA as modalidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Através de metodologias educacionais sociais e construtivas que valorizam a cidadania de acordo com a realidade de cada aluno, o Sesc promove acesso à educação básica para  Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviço e Turismo, seus dependentes e a comunidade em geral, que não concluíram os estudos no tempo regular. Durante o curso, os alunos também participam de ações integradas aos estudos, estimulando a socialização, integração e principalmente fortalecendo a sua formação enquanto indivíduo.

Atualmente, o Sesc Bahia tem 350 alunos matriculados na EJA, sendo 71 na  alfabetização, 217 no ensino fundamental e 62 no ensino médio. Neste panorama, 25 estão matriculados desde a alfabetização ao manter os estudos e ter suas histórias mudadas através da Educação. Dentre eles, a aluna Poliana Cardozo da Silva, 46 anos, casada, mãe de uma filha, que é uma pessoa com deficiência e depende de uma cadeira de rodas para chegar diariamente, com o auxílio do esposo, até a sala de aula do Centro Educacional Sesc Ler. O amor pelos animais move o seu sonho em tornar-se, futuramente, veterinária.