10/01/2019 às 17:53

Sincofarba e Sindifarma assinam primeira Convenção Coletiva do setor de farmácia na Bahia

No mês em que se comemora o Dia do Farmacêutico, o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarba) e o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Bahia (Sindifarma) assinaram, desde suas fundações, a primeira Convenção Coletiva de trabalho (CCT) da categoria. A assinatura aconteceu no dia 9 de janeiro, na sede da Fecomércio-BA, na Casa do Comércio, na presença de Carlos de Souza Andrade e Magno Luiz Silveira, presidentes dos sindicatos, bem como de representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Altamiro dos Santos, e do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA), Mário Martinelli.  

Além da segurança jurídica nas relações de trabalho, os benefícios alcançados na convenção coletiva são a regulação do trabalho aos domingos e feriados, estabelecimento de banco de horas, bem como a determinação do novo piso salarial – que chegou ao valor de R$ 4.151,13, por 40 horas trabalhadas.

Para o presidente do Sincofarba, Carlos Andrade, a assinatura da CCT é o resultado de muito diálogo entre as partes. “Essa convenção, tão representativa para o segmento no Estado, é a oportunidade do contato mais próximo entre os farmacêuticos e o patronato”, disse Andrade, acrescentando que a iniciativa é também impulsionadora para novos negócios, assim como de geração de emprego na área.

Já Magno Silveira, presidente do Sindifarma, destacou que o acordo é motivo de orgulho para a categoria: “no decorrer das negociações nós conseguimos chegar a um equilíbrio de interesses entre as partes, e hoje, tenho orgulho de estar na presidência do sindicato nesse marco tão importante. Agora o objetivo é desenvolver essa relação de forma mais próxima”.

A convenção ficará disponível para consulta no site www.sincofarba.sicomercio.org.br.