02/08/2018 às 10:27 - Atualizado em 02/08/2018 às 10:32

Sistema de Compliance da Odebrecht é apresentado na Fecomércio-BA

Considerado o assunto do momento do mundo empresarial, o compliance já é uma realidade dentro das empresas. A responsável de conformidade da Odebrecht S.A, Olga Pontes, apresentou na Fecomércio-BA,  no dia 31/07, o case de Sistemas de Governança e Compliance da empresa que foi protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção do país.

Segundo Olga Pontes estar em conformidade não é mais uma opção, é uma obrigação. “Hoje nós trabalhamos dentro de um sistema que faz com que o compliance seja inerente ao dia a dia do funcionário. Então quando vamos tomar uma decisão já estamos assegurados de eu estamos dentro das normas”, contou.

Segundo a palestrante, ações como criar um Conselho de Administração e um Comitê permanente de Conformidade ajudaram a propagar a cultura ética dentro da instituição. Já no direcionamento para sociedade, uma das principais ações foi a criação do canal Linha de Ética – plataforma que serve para os cidadãos denunciarem, de forma anônima, qualquer postura inadequada da Odebrecht.

Em sua fala, o presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, comentou sobre  iniciativa da Federação de trazer o assunto para a pauta. “A semente que estamos plantando aqui hoje é uma oportunidade para conhecer e aprender. Olga Pontes nos trouxe um case de recuperação que nós, como representantes do comércio baiano, devemos ficar atentos”, concluiu. 

“O momento é desafiador. Almejamos ser referência dentro do assunto de conformidade, assim como reconhecidos pelas autoridades e pelos próprios brasileiros”, disse Pontes, ressaltando que a ética e a transparência devem ser prioridades.