20/11/2019 às 17:45 - Atualizado em 20/11/2019 às 17:46

Sistema Fecomércio-BA comemora o Centenário de Deraldo Motta com exposição e livro

Considerado um líder empresarial visionário, Deraldo Motta presidiu o Sistema Fecomércio-BA durante 31 anos (1956/1987), período no qual inaugurou o complexo Sesc Senac Pelourinho, um dos equipamentos que revitalizaram aquela região nos anos 70, além de idealizar o edifício Casa do Comércio, obra vanguardista na Avenida Tancredo Neves e que leva o seu nome.

Para marcar a passagem do centenário de Deraldo Motta, no dia 27 de novembro, às 18h, será aberta exposição fotográfica sobre a sua trajetória, no foyer do Teatro Sesc Casa do Comércio. Na sequência, haverá o lançamento do livro “A história construída por Deraldo Motta”, contendo depoimentos de personalidades baianas que conviveram com o homenageado, além de familiares, como o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, que é um dos seus filhos.

O coquetel de lançamento do livro será no Espaço Mário Cravo, 3º andar da Casa do Comércio. O evento é para convidados e a exposição permanece aberta para visitação gratuita até o dia 02 de dezembro de 2019, de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, e de sexta-feira a domingo, das 14h às 21h.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, “é uma honra celebrar os 100 anos do nascimento de Deraldo Motta. Todos aqueles que o conheceram são testemunhas da importância que ele teve para o comércio de bens, serviços e turismo na Bahia. Que sua intensa trajetória inspire as novas gerações de empreendedores a inovar sempre”. O Centenário de Deraldo Motta conta com o apoio do Grupo A Tarde.

SOBRE DERALDO MOTTA

Deraldo Motta tem origem interiorana. Chegou a Salvador nos anos 40 e estabeleceu-se na Baixa dos Sapateiros, com o Armarinho Santo Antonio.
Do armarinho, foi criada a primeira de uma rede de lojas chamada O Cruzeiro. Em 1962, revolucionou as transmissões do rádio com a inauguração da Rádio
Cruzeiro da Bahia.

Junto com as atividades empresariais, ocupou durante 31 anos (1956-1987) a presidência da Fecomércio-BA - período bastante dinâmico para a Federação.
É notável como a sua verve política foi canalizada para a dedicação incansável às atividades sindicais e ao Sistema S. Os investimentos priorizados ao longo da gestão Deraldo Motta revelam o tamanho do realizador que ele foi.