07/02/2017 às 12:29 - Atualizado em 11/09/2020 às 14:56

Declaração de Exclusividade

A Declaração de Exclusividade atesta que a empresa solicitante é a única a comercializar determinado produto em um dado território, isentando-a da exigência de celebrar licitações perante órgãos públicos sob a justificativa de competição inviável para determinados produtos.

O documento é baseado em informações autênticas que são examinadas minuciosamente pela equipe da Fecomércio BA, com base na documentação apresentada pelo solicitante.

A base legal sobre a Declaração de Exclusividade é o art. 25, da Lei nº 8.666, de 21/06/93, preceituando que a Declaração poderá ser feita por intermédio de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio, do local em que se realizará a licitação, ou, ainda, pelas entidades equivalentes:

Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes.

 

A SOLICITAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE EXCLUSIVIDADE DEVERÁ SER FEITA POR INTERMÉDIO DE CARTA NOMINAL À FECOMÉRCIO BA, CONSTANDO OS SEGUINTES DADOS:

Relação dos produtos para os quais estão solicitando a Declaração, com as devidas especificações.

A mesma só poderá ser assinada pelo representante legal da empresa com identificação do mesmo

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAÇÃO DA DECLARAÇÃO:

  • PARA SERVIÇOS E PRODUTOS PRÓPRIOS:

 

  1. Solicitação a Fecomércio BA, por escrito, apontando de forma clara e com as devidas especificações, qual é o objeto do pedido de atestado de exclusividade (em meio físico ou eletrônico);
  2. Declaração do solicitante, com firma reconhecida, afirmando que é um fornecedor exclusivo de produto ou serviço (em meio físico ou PDF), indicando o alcance territorial da exclusividade, juntamente com a apresentação de prova técnica, registro no INPI ou qualquer outro documento válido que comprove sua exclusividade (em PDF);
  3. Cópia legível da última consolidação do contrato social da empresa solicitante (em PDF);
  4. Cópia legível do RG, CNH ou outro documento de identificação funcional válido do sócio/administrador da empresa que assinou a solicitação (alínea ‘a’) e a declaração de exclusividade (alínea ‘b’), pela empresa solicitante (em PDF).
  5. Se a solicitação ou a declaração não forem assinadas pelo sócio/administrador da empresa, deve ser fornecida a cópia do documento de identificação de quem assina (conforme alínea ‘d’) além da procuração concedendo poderes ao mesmo, com firma reconhecida (em PDF).

 

  • PARA PRODUTOS E SERVIÇOS DE TERCEIROS:

 

  1. Solicitação a Fecomércio BA, por escrito, apontando de forma clara e com as devidas especificações, qual é o objeto do pedido de atestado de exclusividade (em meio físico ou eletrônico);
  2. Declaração do solicitante, com firma reconhecida, afirmando que é um fornecedor exclusivo de produto ou serviço (em meio físico ou PDF), indicando o alcance territorial da exclusividade;
  3. Declaração do fabricante, com firma reconhecida, afirmando que a pessoa solicitante detém, na área territorial indicada, a exclusividade do produto ou serviço, juntamente com a apresentação de prova técnica, registro no INPI ou qualquer outro documento válido que comprove a exclusividade (em PDF);
  4. Cópia legível da última consolidação do contrato social da empresa solicitante (em PDF);
  5. Cópia legível da última consolidação do contrato social do fornecedor (em PDF);
  6. Cópia legível do RG, CNH ou outro documento de identificação funcional válido do sócio/administrador da empresa que assinou a solicitação (alínea ‘a’) e a declaração de exclusividade (alínea ‘b’), pela empresa solicitante (em PDF).
  7. Se a solicitação ou a declaração não forem assinadas pelo sócio/administrador da empresa, deve ser fornecida a cópia do documento de identificação de quem assina (conforme alínea ‘f’) além da procuração concedendo poderes ao mesmo, com firma reconhecida (em PDF).

Obs.: O Prazo para entrega da Declaração de Exclusividade será de até 04 (quatro) dias úteis.

 

Solicite agora através do e-mail alexandra.arrecada@fecomercioba.com.br ou do telefone: 71 3273-9850

 

 

 

 

 

 

Veja também

Empresas filiadas à Fecomércio-BA e aos Sindicatos podem adquirir Certificação com descontos de associados.
A Affix é uma das quatro maiores administradoras de benefícios do País, especializada em planos de saúde coletivos para entidades de classe e empresas.
A Benevix, em parceria com a Fecomércio-BA, oferece às empresas do comércio e serviços da Bahia excelentes opções em planos de saúde corporativos para empresários e seus funcionários.
A Fecomércio-BA é uma das principais entidades emissoras do Certificado de Origem, documento exigido para que as mercadorias se beneficiem do tratamento tarifário preferencial em países importadores que possuem acordos bilaterais de comércio com o Brasil.