05/11/2015 às 12:39 - Atualizado em 08/06/2017 às 16:37

Sobre a Federação

ccdm_x2_0.jpgFundada em 9 de agosto de 1947, a Fecomércio-BA (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia) é uma entidade sindical de segundo grau, âmbito estadual, que tem o papel de representar os sindicatos patronais desse setor e defender os interesses do comércio perante o Estado. 

No plano nacional, a Federação é vinculada à CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), representante máxima dos 4,5 milhões de empreendedores brasileiros do setor terciário. 

No ato de sua fundação, a Federação possuía sete sindicatos filiados. Hoje são 34 entidades sindicais associadas, divididas entre a capital e interior do Estado.  Desde o ano de 1988, a sede da Fecomércio-BA funciona na Casa do Comércio Deraldo Motta, edifício emblemático da capital baiana, construído especialmente para abrigar a área administrativa do Sistema Fecomércio Sesc Senac Bahia. Muito mais do que um endereço empresarial, a Casa do Comércio se tornou um marco arquitetônico e ponto turístico de Salvador.

A Fecomércio-BA é responsável pela administração regional do Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), instituições privadas e sem fins lucrativos que promovem ações nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, beneficiando comerciários e seus dependentes e toda a sociedade.